Rede dos Conselhos de Medicina
Cremero incentiva Educação Médica Continuada de qualidade


Com o objetivo de aprimorar o conhecimento médico, com foco na visão ética, bioética e humanitária, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), desenvolve desde 2003 o Programa de Educação Médica Continuada (EMC). Cada módulo pode se apresentar em formato de aulas práticas, teóricas, palestras, fóruns, simpósios, discussões ou debates. O programa é mantido com recursos específicos vindos do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O planejamento que envolve temáticas de capacitação baseada na assistência de qualidade à população através da promoção de eventos de conteúdo, é atribuição do cargo do presidente que em conjunto com a primeira vice-presidente alinha os temas sugeridos pela Diretoria e Corpo de Conselheiros, e avalia também as solicitações externas enviadas previamente para o Gabinete da Presidência. “Ambas as formas, ampliam a promoção de conteúdo para o programa que funciona para dar suporte e preparar os profissionais para atender às novas exigências científicas e tecnológicas”, ressaltou o presidente do Cremero, Dr. Robinson Machado.

Entretanto, este ano o planejamento precisou ser totalmente reformulado com a preocupação dos efeitos da pandemia que influenciou diretamente nos eventos presenciais. “Buscamos uma nova forma de seguir com o Projeto de EMC, via online. E em meio a esse novo normal, descobrimos pontos positivos deste modelo, como a economia com custos que seriam dispensados em transporte e hospedagem para os participantes de outras cidades e a agilidade de acesso promovendo e recebendo conteúdo sem sair de casa”, destacou a primeira vice-presidente Dra. Ellen Santiago acrescentando que o ponto negativo mais expressivo tem sido a grande oferta de aulas online atualmente e com o distanciamento social o médico deixa de confraternizar e trocar experiências com os colegas por mais tempo, como era feito no encontro presencial.

Novo normal

Esta gestão considera fundamental investir em novas abordagens de capacitação para aproximar o médico de conhecimentos relevantes e atualizados. “Além da educação à distância, neste cenário, o uso constante dos recursos de apoio à decisão clínica é uma excelente alternativa não só para o profissional da saúde que opta por uma determinada conduta ou tratamento, como para ampliar o seu conhecimento. E por este motivo e em virtude da pandemia, o Programa de Educação Médica Continuada do Cremero possui a ferramenta Zoom, uma plataforma de transmissão online que permite ao público-alvo assistir e interagir com nossos eventos em tempo real e de qualquer lugar do mundo”, esclareceu Dr. Robinson Machado.

A adaptação para a transmissão virtual foi tão eficaz que mesmo com a volta dos eventos presenciais, ela será mantida por um bom tempo, como mais uma opção para os participantes. “O propósito será possibilitar que nossos colegas do interior do Estado estejam ‘juntos’ em cada acontecimento. Da mesma forma, reforçamos que este programa tem espaço aberto para qualquer profissional que queira sugerir temas ou promover eventos. Basta que envie o projeto para o e-mail presidê Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O mesmo será avaliado com muita atenção e respeito”, garantiu a primeira vice-presidente, Dra. Ellen Santiago.

 educacaom

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
j-scatvids.club