Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Pais médicos: A difícil tarefa de conciliar trabalho e paternidade

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de agosto, para comemorarmos esta data, trago uma reflexão como pai e profissional médico. Atualmente, com a ativa da família contemporânea e a conquista feminina de espaço no mercado de trabalho, a função de pai teve que ser reinventada.

Os papéis sociais que antes eram predeterminados foram se tornando escassos. Até alguns anos atrás, incumbia à figura paterna o papel de provedor, participava pouco do convívio com os filhos e inteiramente adverso aos tópicos da casa. Mas, as atuais estruturas familiares precisaram de pais mais presentes e participativos.

E como conciliar ser um profissional e antes de tudo, ser um bom pai? Não é fácil, mas do que nunca é oportuno mostrar as nossas dificuldades como profissionais médicos. As condições que estamos expostos, a falta de tempo, a quantidade absurda de pacientes que atendemos, os lugares insalubres, plantões excessivos e longos, falta de material de insumos ou ausência de respeito de governantes, autoridades e pacientes. E como chegar em casa, agradar seu filho, ser um pai presente e esquecer tudo o que aconteceu no seu ambiente de trabalho?

Esquecer tudo...esta é a palavra “esquecer”, deixar a bagagem do profissional médico do lado de fora, agora o momento é ser pai, brincar, acariciar, passar a importância de ter caráter, honestidade, boa índole e principalmente ensinar os conceitos sobre princípios de como tratar um ser humano, pois, não fazemos nada de bom na vida sem princípios.

Tenha certeza que o cuidado, os momentos de pai e filho e os ensinamentos que passará hoje para seus filhos, resultarão nas pessoas que eles se tornarão. Compreendo que ser pai é abrir mão, amar incondicionalmente, fazer o seu melhor e ser um exemplo do que você gostaria que eles fossem.Ser pai e médico é cuidar em todos os momentos. Parabenizo os papais médicos neste dia especial. Feliz Dia dos Pais!

O Cremero deseja a todos o maior presente que um pai pode receber: a felicidade do seu filho.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia - Cremero © 2018
Sede: Avenida dos Imigrantes, 3414, Liberdade, CEP: 76803-850, Porto Velho – RO, (69) 3217-0500, cremero@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Ji-Paraná: Rua 7 de setembro, 1928, Casa Preta, CEP: 76907-624, (69) 3423-3590, delegaciajiparana@cremero.org.br
 Delegacia Regional de Vilhena: Rua Rony de Castro, 4150, jardim América, CEP: 76980-736, (69) 3322-9415, delegaciavilhena@cremero.org.br